Notícias

Livro de Atas - I Jornadas Trans da IA - Identidades e Afectos, Associação

Da colaboração entre a IA – Identidades e Afetos, Associação e a APPsyCI resultou primeiro a organização das Jornadas Trans, e, a partir deste evento, um conjunto de trabalhos que agora temos o prazer de divulgar. O nosso objetivo, tanto mais que foi o primeiro evento realizado entre nós sobre o tema, nunca foi o de apresentar um pensamento fechado, mas antes o de abordar o género, quer do ponto de vista conceptual, quer do ponto de vista clínico, após as nossas experiências e questionamentos diversos, atravessados pelo atual momento cultural e certamente em transição. O género não assiste apenas à realidade trans; é uma experiência vivida, mais ou menos conscientemente, por cada uma e qualquer pessoa, nas suas vivências individuais e de relação. Pode, portanto, ser mais ou menos definido, mais ou menos relevante, mais ou menos transitório. Pode variar com a idade ou a época da vida. Para aqueles que, para além de vivenciarem a sua própria experiência de género, também se confrontam na clínica com as experiências, vivências, dúvidas e dores de outrem, torna-se imperioso pensar as questões ligadas ao género, com que nos confrontamos e com que nos confrontamos em situação clínica. Os trabalhos que encontrarão têm perspetivas muito diferentes entre si e têm a sua origem em experiências e em disciplinas distintas. Procurámos essa diversidade mesmo quando discordamos da perspetiva dos autores, pois diferentes perspetivas resultam em novos estímulos e reposicionamentos.

‘I will not be held prisoner’:
the trans women turned back at Ukraine’s borders

Trans women are reportedly being denied passage to safer countries, despite their legal status as women and the danger posed by Russia’s transphobic policies

Fotografia: Alessio Mamo/The Guardian
Judis, a transgender woman trapped in Ukraine: ‘I will try again to cross the border because it’s my right to leave and to live.’

A Letra Escarlate de Bruno de Carvalho

Não é Bruno de Carvalho quem precisa de usar a letra escarlate sobre o peito. A de abusador. Somos nós. A de Ausentes. Ausentes do pensamento. Ausentes da decisão informada e crítica.

Fotografia: Eugénia de Vasconcellos / Observador

The 2021 Holberg Conversation with Martha C. Nussbaum

The 2021 Holberg Prize was awarded to Martha C. Nussbaum for her ground-breaking contributions to research in law and philosophy. In this interview, Nussbaum talks about her research and particularly on how she has focused on justice and on the role of emotions throughout her career. Martha C. Nussbaum is the current Ernst Freund Distinguished Service Professor of Law and Ethics at the University of Chicago. Interviewer is Hallvard Fossheim, Professor of Philosophy at the University of Bergen.

Martha C. Nussbaum / Youtube
Interviewer: Professor Hallvard Fossheim, University of Bergen.

Presidente polaco quer proibir:
“temas LGBT” e educação sexual na escola

Andrzej Duda, apoiado pelo partido de extrema-direita PiS, está em campanha para as próximas eleições e diz que direitos LGBT são “ideologia estrangeira” da qual é preciso “proteger as crianças”. A televisão estatal é criticada por apresentar o seu principal opositor de forma negativa.

Fotografia: Andrzej Duda (Junho de 2020) /ADAM WARZAWA/APA/Lusa.

Idahot 2020
#direitosLGBTIsãodireitoshumanos

 

Dia internacional contra a homofobia , transfobia e bifobia.

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género

 

Idahot 2020 / Youtube

U.S. psychoanalysts apologize for labeling homosexuality an illness

The American Psychoanalytic Association (APsaA) apologized on Friday for previously treating homosexuality as a mental illness, saying its past errors contributed to discrimination and trauma for LGBTQ people.

Fotografia: REUTERS/Mike Segar/File Photo

Thomas H. Ogden

“História difere de passado pelo facto de que o último é simplesmente uma colecção de eventos, enquanto história é uma criação que reflete a nossa memória consciente e inconsciente das nossas representações individuais e colectivas, distorções e interpretações sobre o passado. (…) Uma das metas principais da psicanálise clínica é a de recuperar a experiência pessoal alienada, isolada do discurso intra e interpessoal, num processo que permite ao analisando reconhecer mais profundamente quem ele é e quem está se tornando” (p. 3)

A Matriz da Mente, Relações Objetais e Diálogo Psicanalítico

error: Conteúdo protegido por direitos de autor !!