A Associação
Missão
A IA - Identidades e Afectos, Associação tem como foco as questões de género e sexualidade numa perspectiva psicanalítica. É constituída fundamentalmente por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas. A nossa actividade abrange três áreas essenciais: Formação, Serviços Clínicos e Investigação
Nossa história...
A IA – Identidades e Afectos, Associação foi fundada a 4 de Março de 2014 por um grupo de psicólogos clínicos e psicanalistas. Motivou-nos o interesse de reunir de modo interdependente e dinâmico a formação, a clínica e a investigação referentes ao género e à sexualidade numa perspectiva psicanalítica.
Durante os primeiros três anos, privilegiando a formação, o grupo reuniu-se com uma periodicidade mensal no sentido de trabalhar conjuntamente em articulação com a experiência clínica, o que permitiu organizar o pensamento e produzir trabalho. Este trabalho pôde ser apresentado à comunidade no nosso I Colóquio “Identidades, Afectos e Transformações”, realizado nos dias 24 e 25 de Novembro de 2017. O colóquio contou, também, com os trabalhos de outros colegas, o que permitiu a difusão do conhecimento adquirido e o questionamento a partir do exterior.
A 14 de Maio de 2018, a convite da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género participámos no Fórum IDAHOT, um dos principais eventos anuais europeus que junta o universo de Estados Membros do Conselho da Europa, reunindo representantes governamentais, decisores políticos, especialistas e académicos, bem como representantes de organizações internacionais (EC, CoE, UN, ILGA-Europe, Transgender Europe, IGLYO, Oii Europe, e ainda activistas de ONGs de vários pontos da Europa). O Fórum é uma oportunidade de excelência para juntar esforços na luta contra a discriminação em função da orientação sexual, identidade de género e características sexuais.
A 7 de Julho de 2018, foi-nos atribuída uma sede na Casa da Cidadania do Lumiar, que está inserida na Rede Municipal das Casas da Cidadania e Casa dos Direitos Sociais. Assim, pudemos ter acesso ao Auditório da Casa da Cidadania do Lumiar onde passámos a realizar as nossas reuniões científicas e associativas.
Em 2019, a partir dos trabalhos apresentados no primeiro colóquio, foi organizado um livro com o título “Género, Relações, Processos e Transformações”, publicado pela Climepsi e lançado, no dia 9 de Maio, na biblioteca da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Este livro contou com a participação de membros da Associação, bem como de convidados de várias áreas da cultura.
No mesmo ano, nos dias 10 e 11 de Maio, foi realizado o II Colóquio “O Corpo” com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Argumentação
A escolha e importância da teoria psicanalítica para pensar estas questões:
Possibilita uma leitura do mundo interno e da cultura, assim como a interacção entre ambos.
A Psicanálise foi capaz de pensar questões fracturantes, assim como o mundo interno de quem as pensa.